quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A Geração Muda Mundo



O Geração MudaMundo, lançado no Brasil em agosto de 2006, é uma iniciativa global da Ashoka Empreendedores Sociais com o propósito de contribuir para uma nova cultura de valorização do jovem enquanto agente motivado e capaz de gerar mudanças sociais positivas em suas comunidades.


O Geração MudaMundo reconhece o potencial empreendedor da juventude como poderosa ferramenta para a transformação social. Esta mudança contribui para a retro-alimentação de um ciclo de maior reconhecimento, investimento e atuação dos jovens entre 14 e 24 anos como agentes de mudança.


Este programa está sendo implementado pela Ashoka em 14 países sendo que o programa nasceu nos EUA, em 1996, com o nome de Youth Venture.


O Geração MudaMundo, no entanto, não é um programa que atua diretamente com os jovens. A implementação de sua proposta está sendo realizada através de parcerias consolidadas com organizações parceiras em diversos estados do Brasil.



A Ashoka


A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no trabalho e apoio aos empreendedores sociais - pessoas com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Criada há 25 anos pelo norte americano Bill Drayton a Ashoka teve seu primeiro foco de atuação na Índia. Presente em 60 países e no Brasil desde 1986, a Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho. Após identificar e selecionar o empreendedor social, a Ashoka oferece uma bolsa mensal por três anos para que ele possa se dedicar exclusivamente ao seu projeto e contribui para a sua profissionalização provendo serviços como seminários e programas de capacitação.

Todos os empreendedores sociais da Ashoka fazem parte de uma rede mundial de intercâmbio de informações, colaboração e disseminação de projetos composta hoje por mais de 1600 empreendedores localizados nos diversos países em que tem atividades. No Brasil, compõem a rede cerca de 250 empreendedores sociais.

Além disso, o Centro de Competência para Empreendedores Sociais - uma parceria da Ashoka com a McKinsey & Company - oferece para a rede de empreendedores sociais e outras organizações do setor cidadão a adaptação e transferência de conhecimentos, práticas, ferramentas de gestão e planejamento do setor privado para o setor social.

Através do processo de seleção, rigoroso e qualificado, a busca permanente pela inovação, apoio aos empreendedores sociais nos diferentes estágios de desenvolvimento de suas idéias e investimento em pessoas, e não em projetos, fazem da Ashoka uma organização única que se diferencia no contexto do setor cidadão no Brasil e no mundo.